sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Quarteto



JOÃO DAVID ALMEIDA | voz

Nasce em Lisboa em 1982. Começa a estudar música aos 9 anos, com aulas de guitarra e, mais tarde, de canto. Desde cedo integra, como guitarrista e vocalista, diversos agrupamentos musicais, explorando sobretudo a ligação entre a música e a palavra.
Prossegue a sua formação em canto, bem como na guitarra clássica e jazz. Margarida Marecos, Fernando Guimoar, António Ferreirinho, Paulo Amorim, Mário Delgado, Alexandre Diniz, José Menezes e José Soares são alguns dos seus professores. Em simultâneo, para além das apresentações a solo, participa como músico e intérprete em vários projectos ligados às canções em português.
Entre os músicos com quem já teve oportunidade de trabalhar encontram-se Jorge Reis, Sebastian Scheriff, João Paulo Esteves da Silva, Rafael Fraga e Bruno Pedroso, entre outros.



BRUNO CAMPOS | piano

Nasce em Lisboa, em 1983. Em 2004 inicia formalmente os seus estudos musicais na escola de música do Hot Clube de Portugal no curso de piano. Paulo Barros, Rui Caetano, Filipe Melo e Ana Araújo foram os seus professores. Em 2006 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluíu a licenciatura em Formação Musical e Direcção Coral. Frequenta agora o mestrado em Formação Musical, na mesma instituição. Antes e depois do início da sua formação teve oportunidade de actuar, a solo ou em grupo, em alguns projectos ligados à área do jazz e da canção.
Da parceria musical com João David Almeida surgiu a ideia do “Quarteto Moderno”.



MIGUEL MENEZES | contrabaixo

Miguel Menezes nasce em Leiria em 1978, mas cedo vai viver para Lisboa. Inicia os estudos musicais com a mãe,ao piano. Estuda violino e guitarra, decidindo-se mais tarde, e definitivamente, pelo contrabaixo como instrumento de eleição. Ingressa então no Conservatório Nacional de Música, em Lisboa, onde estuda com Manuel Rêgo. Passa também pelo Hot Clube de Portugal onde tem aulas com Nelson Cascais. Mais tarde frequenta o Trinity College of Music, onde estuda com Corin Long. Conclui posteriormente a licenciatura em Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com Josef Niederhammer, Rinat Ibragimov, Iouri Axenov, Ken Filiano,Carlos Barretto e Adriano Aguiar.
Presentemente toca em diversas formações musicais desde o pop ao jazz mas o trabalho em orquestra constitui a sua ocupação principal.



ANDRÉ MOTA | bateria

Nasce em Lisboa em 1986. Inicia os estudos de bateria aos 14 anos, na escola Musicentro, no Colégio Salesiano – Oficinas S. José, onde tem aulas com Zé Moreira. Em 2003 ingressa na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, onde tem a oportunidade de estudar com Henry Sousa, Bruno Pedroso, Nelson Cascais, André Fernandes, Afonso Pais, Filipe Melo, entre outros. Participou em workshops e masterclasses orientados por Joe Lovano, Greg Hutchinson, Aaron Goldberg, Reuben Rogers, Michael Lauren, Jim Black, Carlos Bica, entre outros, chegando a ter aulas particulares com Alexandre Frazão, Carlos Vieira (Kakum), entre outros. Em Maio de 2008 estreia o seu quarteto no Festival de Jazz de Portimão, actuando, desde então, em diversos clubes e pequenos auditórios do país. Para além deste projecto, mantém-se ocupado, tocando com o Quarteto Moderno, ANISOTROPUS, Alípio C. Neto “Diggin’” Trio, entre outros. Já teve a oportunidade de colaborar com Pedro Madaleno, Jorge Reis, Yuri Daniel, Tuniko Goulart, Nathan Fuhr, Ernesto Rodrigues, Nuno Rebelo, Pedro Castello Lopes, António Chaparreiro, Eduardo Lála, Sei Miguel, entre outros.

Sem comentários: